Videogame Celular – Top 10 Apostas para 2015 nos Mobiles

videogame celular

Celulares e tablets, como plataforma de games, seguem crescendo sem parar. Só em 2013 e 2014 tivemos inúmeros lançamentos incríveis que foram de clássicos indies como Limbo, VVVVVV e Papers Please a jogos de consoles como Grand Theft Auto: San Andreas, Bioshock e XCOM: Enemy Unknown, passando por obras primas exclusivas como Framed, DEVICE 6 e Monument Valley.

Nesses últimos três ou quatro anos, mobile deixou de ser uma sub plataforma de joguinhos toscos e passou a ser vista e respeitada pela mídia, crítica e estúdios como parte da indústria dos games. Algo que seria inimaginável há apenas dez anos atrás. Claro que ainda tem muito console gamer que despreza e odeia, mas haters will hate. A vida segue em frente.

Agora é contagem regressiva para chegarmos a 2015 e, ao que tudo indica, games nos dispositivos móveis seguirão em trajetória ascendente. A lista de lançamentos promissores previstos para o ano que vem para iOS e Android é enorme e extremamente diversificada. Aqui eu selecionei apenas os dez que aguardo mais ansiosamente e nos quais eu mais aposto.

love you to thisLove You to Bits

(Aventura / Point & Click)

Tiny Thief foi um dos principais lançamentos de 2013 com uma jogabilidade point & click simplificada, mas divertida e história e arte adoráveis. Love You to Bits é considerado seu sucessor espiritual por conta das semelhanças e por estar sendo feito por algumas das mesmas pessoas que fizeram Tiny Thief. O que foi mostrado no trailer revela um grande potencial.

this war of mineThis War of Mine

(Simulação)

Quando se fala em jogo de guerra, se pensa logo no clichê: controlar um soldado num campo de batalha correndo e atirando (ou explodindo) em tudo que se move e usa um uniforme diferente. Fugindo disso, This War of Mine retrata a guerra pelo ponto de vista de suas vítimas, os civis, e sua dura e desesperada luta em busca da sobrevivência.

forhotten memoriesForgotten Memories

(Terror / Ação em Terceira Pessoa)

Survival Horror é um gênero popular nos consoles, mas nos mobiles, é representado praticamente apenas por Dead Space, lançado há três anos atrás. Em 2015 isso deve mudar com a chegada de Forgotten Memories, um jogo estilo Silent Hill que promete fazer muito marmanjo ficar com medo de apagar a luz.

fran bowFran Bow

(Point & Click)

Esse jogo tem uma arte bem peculiar. Cartunesca, porém sombria, no estilo do tipo de coisas que Tim Burton fazia como ninguém nos velhos tempos. Ela ilustra a história de uma garota que desenvolve transtornos mentais após presenciar o assassinato brutal de seus pais e é internada. O jogador deve ajudar ela a fugir da clínica psiquiátrica enquanto ela vive às voltas com alucinações macabras.

broken ageBroken Age Act 2

(Point & Click)

Broken Age nasceu de uma promessa ambiciosa que se tornou uma das campanhas mais bem sucedidas do Kickstarter. Como resultado, nos foi entregue um game com belas pinturas como gráficos, excelentes animações e dublagem de atores das maiores franquias dos games e astros de Hollywood como Jack Black e Elijah Wood. Em 2015 chega o segundo ato que vai continuar e concluir a história e tem tudo para ser maior e melhor.

chroma squadChroma Squad

(RPG / Estratégia em Turnos)

Novo game do estúdio indie brasiliense criador do mundialmente aclamado Knights of Pen & Paper. Novamente se trata de uma meta aventura bem humorada e com gráficos retrô, porém dessa vez o jogador vai ser um produtor de seriados japoneses, como Power Rangers. Outra grande diferença é que o combate é mais estratégico, similar a Final Fantasy Tactics e XCOM.

tales from borderlandsTales from the Borderlands

(Comédia / Graphic Adventure)

Novo jogo do estúdio que fez Walking Dead The Game e Wolf Among Us, mas que representa uma grande guinada em relação a eles. Finalmente um jogo da Telltale te faz rir! Uma aventura repleta de ação, humor e diversão, uma história muito bacana, personagens carismáticos e sem necessidade de jogar Borderlands para entender. Se os próximos episódios mantiverem o nível da estreia, vai com certeza ser um dos jogos de 2015.

the witnessThe Witness

(Exploração / Puzzler)

É um jogo de mundo aberto com gráficos low poly lindos e repleto de puzzles (676 na última contagem postada no Twitter). Ainda não revelaram mais que isso, mas pesa muito a seu favor e lhe garante uma vaga no Top 10 o fato dele ser do mesmo cara que fez Braid (o Watchmen dos jogos indies).

super meat boySuper Meat Boy Forever

(Runner / Plataforma)

Ninguém aguenta mais jogos estilo runner, mas esse tem grandes chances de valer a pena. Se tratando do estúdio Team Meat, podemos dar como certo que não será um joguinho banal e que será gráfica e sonoramente impecável. E, se tratando de um derivado de Super Meat Boy, podemos esperar um level design impiedosamente desafiador.

banner sagaThe Banner Saga 2

(RPG Tático / Aventura Gráfica)

Esse game conquistou aos fãs de RPG e estratégia trazendo beleza não somente em seus  desenhos e animações, como no enredo que se  baseia na mitologia nórdica. Além disso, o jogador faz parte da história, pois suas escolhas fora das batalhas afetam diretamente o rumo dela. Se essa continuação mantiver o nível , facilmente vai ser um dos melhores jogos de 2015.

Mas, e você, quais lançamentos você mais espera para 2015 nos dispositivos móveis? Comente!

Para ficar por dentro de notícias, promoções e opiniões sobre jogos de mobiles, curta a página www.facebook.com/videogamecelular e, para conferir os textos anteriores dessa coluna, acesse www.videogamecelular.tumblr.com.

André Garcia é escritor, poeta, membro da Academia de Artes de Cabo Frio e (mobile)  gamer

Comentários do Facebook