Comitê Ética Unifan
Comissão de Ética da Unifan é qualificada | Foto: Divulgação

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) recebeu, nesta 2ª feira (10), uma qualificação oferecida pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O objetivo da atividade foi compartilhar mecanismos de aprimoramento do CEP no sentido de resguardar, de maneira ainda mais eficaz, os direitos dos participantes de pesquisas promovidas por pesquisadores da Faculdade e de outras instituições.

A reunião foi conduzida pelos consultores da Conep, João Alberto e Valéria Helena e teve três momentos:

  1. com o secretário do CEP, Fábio Camargo, e o vice-coordenador do CEP, prof. Júlio César Borges (o coordenador do CEP, dr. Paulo Reis não pôde participar por problemas pessoais);
  2. com o professor Dr. Emídio Brasileiro, representando o Diretor Geral, prof. Alcides Ribeiro Jr.;
  3. com os demais membros do CEP, profs. Newton Paulo Monteiro, Nivaldo dos Santos, Humberto César Machado e as profas. Kellen Michela Silva Alves, Sabrina Moreira Dantas mais o secretário e o vice-coordenador do CEP.

Ao final da reunião, foi pactuado um Plano de Melhoramento para nortear as ações de aperfeiçoamento do Comitê.

A iniciativa é parte integrante do Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa do Brasil, a cargo do Hospital Moinhos dos Vento.

Para mais informações, consultar o site.

O que é o Comitê de Ética em Pesquisa?

O Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Obedece as Resoluções n. 466/2012 e n. 510/2016. O CEP da Unifan é composto por 11 membros voluntários que se reúnem mensalmente.

Unifan amplia dias de atendimento ao público; veja horários e telefones


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook