Educação a Distância, a revolução da democratização do conhecimento

Terezinha Castro é pedagoga / analista pedagógica na Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna
Terezinha Castro é pedagoga / analista pedagógica na Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna

Pensar em ensino e aprendizagem em tempos da revolução tecnológica é pensar em Educação a Distância (EaD). Essa Educação de alma nova é inspiradora, investimento certo, para os que sabem que a gestão do tempo tem que ser usada da forma mais racional possível. Ora, se dizem que tempo é dinheiro, e conhecimento é poder, é necessário desenvolver um ritmo harmonioso entre conhecimento e tempo, a fim de que haja uma conexão real com qualidade, quantidade e resultados do Ensino e da aprendizagem.

Para conseguir bons resultados na Educação a Distância, o estudante precisa cultivar hábitos de uma autonomia responsável, onde a gestão equilibrada do tempo é fundamental. Ou seja, “o não deixar para amanhã, o que pode ser feito hoje”, funciona perfeitamente na modalidade.

Foco

Hoje e sempre, ser proativo e responsável são características fundamentais tanto nos estudos quanto no ambiente de trabalho. Somos conhecedores de que a grande tendência das empresas é garimpar colaboradores criativos, inovadores e comprometidos com os resultados, pois o mercado de trabalho exige profissionais preparados para o enfrentamento de um novo tempo, onde a tecnologia impera, facilita processos e democratiza o conhecimento. Foco aqui, que o grande mérito das pessoas inovadoras e visionárias está diretamente conectado à força de vontade em evoluir profissionalmente, isso em um período da história marcado pela competitividade e inovação.

Ruf Medicina 300 x 250

É notório que um colaborador diferenciado, desenvolve as competências de: conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (querer fazer). Daí, a grande dificuldade das empresas hoje, em encontrar profissionais capacitados para exercerem das funções mais simples até as mais complexas.

Partindo do princípio de que a Educação é transformação social, a orientação para muitos jovens e adultos é buscarem melhorar o nível de escolaridade e investirem em cursos de pequena, média ou longa duração, a fim de terem uma preparação e aprimoramento de habilidades para a execução de funções específicas, onde o desempenho da prática profissional será desenvolvida com qualidade, fator determinante para aqueles que almejam uma colocação no mercado de trabalho  ou querem manter-se  dentro de sua  empresa.

Para todos

A mídia em geral, divulga que existem cursos de Educação a Distância gratuitos para que as pessoas fiquem cada vez mais capacitadas para o mercado de trabalho. Não é mito, existe sim a acessibilidade para todos!

A Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna, nos seus mais de 46 anos de existência, além dos conhecidos e reconhecidos cursos presencias, oferece também os cursos de Educação a Distância, promovendo uma educação profissional e tecnológica de qualidade com foco na inovação.

Vantagens

São inúmeras as vantagens de realizar cursos de EaD no Senai: flexibilidade de horário; mais comodidade – você estuda a qualquer hora e lugar; material didático- multimídia; plantão de dúvidas; atendimento personalizado; acompanhamento permanente  de uma equipe multidisciplinar; soluções corporativas para a capacitação dos funcionários  e Certificação Senai.

Os cursos que o Senai-GO oferece gratuitamente são da área de: gestão, meio ambiente, alimentos e bebidas, eletroeletrônica, logística, tecnologia da informação, educação, entre outros. São ofertados cursos de iniciação, aperfeiçoamento, qualificação e habilitação técnica.

Sabemos que a educação é a mola propulsora para o desenvolvimento e crescimento do País, base para a melhoria da produtividade e consequentemente para o aumento de renda e qualidade de vida das pessoas, ou seja, investimento sempre.

Novidade

A grande novidade da Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bologna é a oferta do curso técnico em automação industrial com uma carga horária de 1600 horas. No ano de 2013 foram ofertadas cem vagas e quase duas mil inscrições, grande concorrência no processo seletivo para as vagas disponibilizadas.

O técnico em automação industrial atua no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação em processos industriais, realiza a manutenção, medições e testes em sistemas de controle e automação de processos industriais, programa, opera e mantêm sistemas automatizados, respeitando normas técnicas de qualidade, de segurança, saúde e de preservação socioambiental. No ano de 2014 haverá processo seletivo no 1º e 2º semestre.

Listo aqui alguns dos cursos mais procurados na Faculdade: empreendedorismo, segurança no trabalho, educação ambiental, libras, português- novas regras ortográficas, eletricista instalador predial, supervisor inovador, operador de microcomputadores, qualidade no atendimento ao cliente e o curso técnico de automação industrial, todos gratuitos.

Acredito que democratizar e buscar o conhecimento é abrir portas para oportunidades, garantindo assim o espaço no competitivo mundo do trabalho. Convite feito, “chave ofertada, rumo ao conhecimento”.

Terezinha Castro é pedagoga / analista pedagógica na Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna