Minha cadela ficou grávida e eu não sei o que fazer. E agora?

Minha cadela ficou grávida. E agora? | Foto: Reprodução
Minha cadela ficou grávida. E agora? | Foto: Reprodução

É desejo de alguns tutores de fêmeas ter filhotinhos da sua cachorrinha. Porém, antes mesmo de procurar o parceiro para a reprodução, alguns cuidados devem ser levados em consideração.

É importante que a futura mamãe esteja saudável para enfrentar a gestação. A cachorrinha deve estar em seu peso ideal e com os exames e vacinas em ordem.

A escolha do macho deve ser feita de forma cautelosa. É importante saber a procedência do animal e verificar se as vacinas estão em dia, além de conhecer o seu temperamento e porte.

Ruf Medicina 300 x 250

O porte do macho deve ser compatível com a fêmea para que os filhotes gestados não sejam grandes demais, causando complicações durante a gestação e o parto. Em gestações em que não se conhece o macho, o acompanhamento do veterinário se torna ainda mais importante.

LEIA MAIS: Por que você deve colocar os brinquedos do seu cachorro no congelador

Gestação canina

A gestação canina dura em torno de dois meses. A partir do 25º dia é possível saber quantos filhotes a fêmea está gerando através de um exame de ultrassom.

Se a cadela ficou grávida, sua alimentação durante a gestação deve ser balanceada e de boa qualidade (opte por rações Super Premium). Após o primeiro mês, devemos oferecer uma ração mais calórica e rica em proteínas. Muitos veterinários orientam oferecer ração especial para filhotes as quais suprem esta necessidade.

A quantidade também deve aumentar devido a maior necessidade desses nutrientes e deve ser oferecida em pequenas porções várias vezes ao dia, já que o aumento do útero limita a expansão do estômago. Este acréscimo deve sempre ter orientação de um médico veterinário.

Medicamentos

Não administre nenhum medicamento durante a gestação. Medicamentos podem prejudicar o desenvolvimento dos filhotes. Tenha sempre o acompanhamento de um médico veterinário.

Você notará que os níveis de atividade da futura mamãe diminuirão durante a gestação. Porém, caminhadas leves e tranquilas (trajetos curtos e em velocidade menor) podem ser mantidas. Durante este período, procure evitar situações de estresse. Banhos durante a gestação, apenas se a fêmea não se estressar demais.

O nascimento dos filhotes pode acontecer a partir do 59º dia de gestação. Prepare um local limpo, tranquilo, confortável e com menor luminosidade, no qual a mamãe se sinta confortável e segura. Quando chegar a hora, a própria fêmea procurará este local, de qualquer maneira, fique atento para auxiliá-la se preciso.

Após o nascimento dos filhotes, é importante que o local seja limpo, quentinho e calmo. Deixe por perto ração e água para que a mamãe se alimente sem ter que se deslocar e se afastar dos filhotes.

Muitas fêmeas podem não permitir a aproximação de qualquer pessoa com o objetivo de proteger seus filhotes. Respeite este momento. Porém, se perceber que algum peludinho não está mamando, coloque-o perto das mamas da cadela para facilitar e estimular a amamentação.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter