Jornalistas no divã e na cama – JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

"Todos os homens do presidente" relata o mais famoso caso de corrupção da história dos EUA e também um dos maiores furos do jornalismo político mundial (Foto: Reprodução)
“Todos os homens do presidente” relata o mais famoso caso de corrupção da história dos EUA e também um dos maiores furos do jornalismo político mundial (Foto: Reprodução)

Jornalistas no divã e na cama

Basta juntar um grupo de jornalistas e a conversa sobre a vida alheia corre solta. Os políticos costumam ser os alvos preferidos, obviamente depois dos patrões. Nos corredores do Congresso Nacional, então, a grande maioria dos parlamentares é tratada por adjetivos nada republicanos e comentários desconcertantes. Mas é inevitável: quem desdenha quer comprar.

Jornalista depende do político como fonte e sequer disfarça o tamanho do entusiasmo pelas mordomias que lhe são oferecidas. O resultado dessa combinação une histórias de profissionais como Miriam Dutra, Mônica Veloso, Carolina Oliveira e Cláudia Cruz. As quatro jornalistas ganharam fama extra ao se envolverem, respectivamente, com Fernando Henrique Cardoso, Renan Calheiros, Fernando Pimentel e Eduardo Cunha.

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

Fila gigantesca

E ao mesmo tempo se transformaram em alvo da inveja de muitos colegas de profissão. Você não leu errado. O que não falta é jornalista adepto do ditado: “falem mal, mas falem de mim”. Miriam virou correspondente da Rede Globo na Espanha depois de um relacionamento amoroso com FHC, Mônica posou para a Revista Playboy como amante oficial de Renan, Carolina e Cláudia estão sendo acusadas de lavagem de milhões de reais para os maridos Pimentel e Cunha.

Resumo da relação mídia-poder: não enxergue no profissional que está atrás do microfone, sem generalizar, um paladino da verdade ou defensor dos fracos e oprimidos. Muitas vezes mal remunerado e explorado profissionalmente, ele pode estar apenas esperando a oportunidade para aderir às tentações proporcionadas pelo dinheiro público. A fila, nesse caso, está dobrando a esquina.

Fatos e argumentos

A presidente Dilma Rousseff sobrevoou nesta quinta-feira (12) a região atingida pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff sobrevoou nesta quinta-feira (12) a região atingida pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

… Digna de repúdio a falta de sensibilidade da presidente Dilma Rousseff diante da catástrofe que abalou Mariana (MG) e região. Qual país ela comanda mesmo?

… As coletivas de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, estão sendo chamadas de “Tomara que Caia” pelos repórteres que cobrem o poder legislativo.

… Secretária da Educação, Raquel Teixeira pode entrar para a história como a exterminadora de eventos tradicionais na área da cultura do Estado.

… Presidente do Goiás, Sérgio Rassi já parece conformado por estar prestes a integrar o seleto grupo de dirigentes que trocou a Série A pela B.

…  Recém-contratado pelo Vila Nova, ala Wendell Lira vai desfrutar da fama internacional até o início do Goianão/2016. Depois não terá trégua.