Mais um mutirão da Prefeitura de Aparecida: 'pouco é muito na periferia'

Velha concepção do mutirão originário da roça continua surtindo o efeito desejado por governantes e sociedade em geral

A força do mutirão é inesgotável

O mutirão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia atende nesta sexta, 4, e sábado, 5, os moradores do Jardim Riviera e Colina Azul.

Semana passada a Prefeitura de Goiânia, em parceira com o Governo de Goiás, disponibilizou serviços para os bairros da região leste, entre eles Conjunto Riviera e Jardim Novo Mundo.

O mês de setembro, em São Paulo, foi marcado por dois mutirões distintos: atendimento médico gratuito e oferta de emprego em dezenas de atividades profissionais.

Não importa onde, como e o idealizador, a velha concepção do mutirão originário da roça continua surtindo o efeito desejado por governantes e sociedade em geral.

É o modelo mais democrático que existe. Dezenas de serviços oferecidos num espaço que afugenta a burocracia e encurta distâncias.

Mutirão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia atende nesta sexta, 4, e sábado, 5, os moradores do Jardim Rivieira e Colina Azul | Fotos: Divulgação
Mutirão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia atende nesta sexta, 4, e sábado, 5, os moradores do Jardim Riviera e Colina Azul | Fotos: Divulgação

Alegria

Jamais esquecerei o depoimento da moradora Rita de Cássia, a Ritinha do Balneário Meia Ponte: “O pouco é muito pra quem mora na periferia”.

O motivo da alegria da dona de casa era desfrutar do atendimento oftalmológico, tirar foto 3×4 e levar pra casa três mudas de plantas.

Qual o parâmetro para medir o nível de satisfação do ser humano? Ritinha transpirava felicidade por se sentir atendida e respeitada como cidadã.

Os críticos ao modelo de atendimento por mutirões apontam filas, calor e espaço restrito como fatores que comprometem a dignidade do usuário.

Vida longa

Com raras exceções, o que observei em dezenas de mutirões foi exatamente o contrário. Antes demora do que indiferença com o cidadão.

Uma rápida consulta aos moradores do Jardim Riviera e do Colina Azul pode esclarecer qualquer dúvida.

Atualizado e sintonizado com as novas demandas que surgem, o modelo de mutirão terá vida longa. Sua força parece inesgotável.

PODCAST: A briga de ‘generais’ dentro do Novo Paço


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook