Depressão infantil é confundida com manha e preguiça de ir à escola

politicagem-final

Depressão infantil é tema que precisa de maior debate | Foto: Reprodução
Depressão infantil é tema que precisa de maior debate | Foto: Reprodução

Olá, amigos! Vocês sabiam que crianças se deprimem? É importante que os pais fiquem atento, pois a criança não tem maturidade suficiente para reconhecer as próprias emoções.

Dado interessante é que oitenta mil pequeninos são diagnosticadas com quadros depressivos por ano apenas no Reino Unido. É o que afirma o National Institute for Health and Care Excellence (NICE).

Em nosso País, não há dados precisos, mas especialistas acreditam que exitem 5 milhões de jovens com até 16 anos com este distúrbio. A depressão em crianças tem vários aspectos, o que torna bem complicado detectar os sintomas e reconhecer a doença.

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

As causas de depressão infantil podem ser diversas e a consulta a um psicólogo se faz necessário para averiguação e intervir nesse quadro.

Manual diagnóstico

É preciso, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado pela American Psychiatric Association (APA), reconhecer pelo menos cinco sintomas listados a seguir, com duração de no máximo 15 dias: cansaço demasiado; doras no corpo, especialmente na cabeça; rejeição, ganho ou perca de peso; xixi na cama ou eliminação involuntária das fezes; mal humor; ansiedade; falta de sono; conduta anti-social ou agressiva.

Ressalto que em muitos casos, sintomas depressivos são semelhantes aos apresentados pelo adulto. É natural que a criança depressiva observe ao seu redor e a si mesma de uma forma muito negativa. Ela se tranca em um mundo só dela. Em muitos casos, opta por atividades que possa fazer só evitando contato social.

LEIA MAIS: HB20: falha pode causar prejuízo de R$ 6 mil em simples furto de estepe

Estado depressivo

Separação dos pais, mudanças de endereços freqüentes que não permitam o aprofundamento dos laços sociais, abusos sexuais, bullying (violência escolar), dentre outros, comumente resulta em estado depressivo.

Óh, a depressão infantil é muito confundida com manha. Mas é importante compreender que a manha é um comportamento para realização de alguma coisa, um desejo da criança. Já na depressão esse desejo por alguma atividade ou objeto pode estar ausente.

As crianças que apresentam os comportamentos relatados (ou que os pais desconfiem dos quadros descritos) precisam de ajuda. A depressão se não tratada ainda na infância pode comprometer o desenvolvimento adulto.

Além dos familiares, as escolas também podem observar mudanças no comportamento dos pequenos e sugerirem aos pais a busca por ajuda.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter