Câmara autoriza entrada de animais em hospitais de Aparecida para auxiliar no tratamento de pacientes
Câmara autoriza entrada de animais em hospitais de Aparecida para auxiliar no tratamento de pacientes | Foto: Reprodução

Animais poderão participar do tratamento de pacientes em hospitais de Aparecida de Goiânia.

A medida foi aprovada pela Câmara na sessão dessa quarta, 19, por meio do PL 026/19, de autoria do vereador Hilário Giacomet (PSB).

De acordo com o texto, fica permitido o ingresso de animais domésticos e de estimação nos hospitais da rede pública e privada, contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Porém, a visita deverá ser agendada junto à administração da unidade hospitalar, respeitando critérios da instituição e aos dispositivos da lei em questão.

Alguns requisitos serão necessários:

      • Animal sempre acompanhado de algum familiar ou responsável;
      • Transporte realizado em dispositivo (caixa) apropriado;
      • Autorização do médico do paciente;
      • Laudo veterinário do animal;
      • Determinação de local específico para o encontro dentro da unidade de saúde, dentre outros.

Além disso, a lei expressamente proíbe o ingressos nas áreas de isolamento, de quimioterapia, de transplante, de assistência a pacientes vítimas de queimaduras, na central de material e esterilização, na unidade de tratamento intensivo (UTI), de preparo de medicamentos, na farmácia popular e na área de manipulação, processamento, preparação e armazenamento de alimentos.

Justificativa

vereador Hilário Giacomet (PSB)
Projeto é de autoria do vereador Hilário Giacomet (PSB) | Foto: Assessoria / Câmara

De acordo com o vereador Hilário, a proposta tem como objetivo principal alavancar os benefícios da denominada “Terapia Assistida por Animais (TAA)”.

“Vários estudos comprovam a relação entre o contato com o animal de estimação e a melhora de crianças e adultos, principalmente em relação a distúrbios de comportamento e doenças mentais graves. Eles, de fato, trazem benefícios à saúde do paciente”, argumentou o vereador.

Confira a avaliação de Caiado e Bolsonaro em Aparecida


Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!

Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do Folha Z direto do seu celular!

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.

Comentários do Facebook