Leitores apoiam a instalação de câmeras em viaturas de polícia em Goiás

Deputada quer câmeras em viaturas de polícia em Goiás | Foto: Reprodução: CPE/ PMGO
Deputada quer câmeras em viaturas de polícia em Goiás | Foto: Reprodução: CPE/ PMGO

Projeto de lei apresentado pela deputada Isaura Lemos (PCdoB) no início de dezembro torna obrigatória a instalação de câmeras dentro das viaturas das polícias Civil e Militar de Goiás.

A matéria determina que os equipamentos de gravação de áudio e vídeo sejam instalados na parte interna e externa dos carros e nos capacetes dos policiais motociclistas. Leia a íntegra do projeto.

Os equipamentos de gravação deverão estar integrados ao sistema de comunicação central dos órgãos de segurança pública, para geração e transmissão de imagens e som do interior das viaturas, em formato digital.

Deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) | Foto: Alego
Deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) | Foto: Alego
publicidade

Os dados em arquivo serão mantidos pelo prazo mínimo de cinco dias, podendo ser utilizados para atender demandas judiciais e administrativas.

LEIA MAIS: Balneário, Capuava e Perim ganham área para base da PM

Justificativa

Segundo a deputada, a medida garantiria maior segurança ao cidadão e também aos próprios policiais, combatendo a criminalidade e evitando abusos na ação da polícia.

Você acha uma boa instalar câmeras nas viaturas de polícia em Goiânia? ?/? #FolhaZQuerSaber

Uma publicação compartilhada por Jornal Folha Z (@folhaz) em

Isaura ainda citou que o sistema já é adotado em outras capitais brasileiras, como no Rio de Janeiro, onde foi implantado em 50% das viaturas em 2013.

“Precisamos resguardar as ações da polícia e aumentar a confiança da população em relação ao que está sendo feito”, disse.

Apoio

Para ter uma ideia da opinião dos goianienses a respeito da proposta, o Folha Z lançou nas redes sociais a seguinte enquete: “Você acha uma boa instalar câmeras nas viaturas de polícia em Goiânia?”.

A maioria das respostas foi positivas, com comentários que foram de “concordo” a “já passou da hora”.

O leitor Emerson Fagundes foi mais longe e deu uma dica sobre como o sistema poderia ser melhorado. “Mas só a câmera não resolve, até porque é fixa. O procedimento tem de ser padronizado e as abordagens [devem] ser feitas sempre no campo da câmera”, comentou.

Outros, no entanto, destacaram que, apesar de a ideia ser boa, a prioridade deveria ser investir na estrutura básica de trabalho dos policiais. “Sou a favor de colocarem blindagem nas viaturas, melhorar o rádio de comunicação e oferecer mais equipamentos de segurança aos policiais”, argumentou Italo Felipe.

Confira a enquete acima.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter