Caravana da Oposição mostra condições precárias das escolas estaduais de Aparecida

A Caravana da Oposição terminou a visita a Aparecida com um encontro com o prefeito Maguito Vilela
A Caravana da Oposição terminou a visita a Aparecida com um encontro com o prefeito Maguito Vilela

A primeira edição da Caravana da Oposição, que reuniu na quarta-feira (3 de abril) 13 deputados estaduais, mostrou as condições precárias das escolas estaduais de Aparecida de Goiânia. Foram visitados os colégios estaduais Professora Bigdarley, que está fechado e divide espaço com a unidade Jaci Abércio Viana, no Garavalo Parque, e o Padrão 2000, localizado no Pontal Sul. A visita terminou na sede da Prefeitura de Aparecida, quando os parlamentares foram recebidos pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB).

Assustados

Os deputados da oposição mostraram-se assustados com o mau estado das escolas. No setor Garavelo, o matagal tomava conta do colégio, cuja infraestrutura está bastante danificada e, por causa do abandono, chega a ser abrigo de marginais. Os moradores relataram que inúmeras vezes pediram a derrubada da estrutura, mas há a promessa nunca realizada de se construir ali um centro profissionalizante.

No colégio Pontal Sul, chamou a atenção o fato de o governo estadual não ter dado continuidade à construção do colégio. A obra foi iniciada por Alcides Rodrigues (PP) e está paralisada agora. No local é possível ver materiais de construção sem a devida proteção, o que acaba sendo alvo de bandidos. Até mesmo a fiação elétrica já foi roubada, deixando a unidade completamente no escuro.

Modelo de educação

Em contraponto, os deputados foram conhecer a Escola Municipal Professora Vinovita Guimarães da Silva, que atende 405 alunos de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Recentemente inaugurada, ela é considerada modelo de educação e tem 12 salas de aula, ginásio de esportes coberto, laboratório de ciências e informática, área de convivência e refeitório.

O resultado desse primeiro encontro será a confecção de um relatório, que será produzido para a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. A ideia é que o documento seja depois levado ao secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto.

Visita ao prefeito

A Caravana da Oposição terminou a visita a Aparecida com um encontro com o prefeito Maguito Vilela, que elogiou a iniciativa e reforçou a necessidade de a oposição de unir em favor de um projeto consistente para Goiás. E reforçou o trabalho que tem feito à frente da administração municipal. “O Estado está usufruindo mais de Aparecida do que o contrário”, afirmou.

Entre os deputados que participaram da reunião estavam Isaura Lemos (PC do B), Karlos Cabral (PT), Bruno Peixoto (PMDB), Major Araújo (PRB), Luiz Carlos do Carmo (PMDB), Daniel Vilela (PMDB), Simeyzon Silveira (PSC), Humberto Aidar (PT), Mauro Rubem (PT), Ney Nogueira (PP), Samuel Belchior (PMDB), Francisco Gedda (PTN) e José Essado (PMDB).

Comentários do Facebook