Deputado Glaustin da Fokus explica bastidores da reforma tributária na Câmara | Foto: Divulgação
Deputado Glaustin da Fokus explica bastidores da reforma tributária na Câmara | Foto: Divulgação

O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) recebeu a Folha Z em seu escritório na tarde desta 4ª feira (29) para falar sobre a reforma tributária que está em discussão na Câmara.

De acordo com ele, todo o trabalho dos parlamentares deverá ser voltado para simplificar, e não aumentar a carga de impostos, ainda que isso vá contra a iniciativa do Governo Federal, do qual ele é apoiador.

Confira a entrevista:

Folha Z: Como está a tramitação da reforma tributária na Câmara?

Glaustin: Os trabalhos foram retomados parcialmente e devem ganhar força mesmo agora no mês de agosto. Mas o que se pode dizer é que os parlamentares de Goiás estão vigilantes.

Mas a vigilância é para evitar o quê, exatamente?

A PEC 45, por exemplo, prejudica bastante Goiás. Ela dá igualdade a todos os Estados [em relação à carga tributária]. Se isso ocorrer, o Centro-Oeste vai perder muito nas chamadas “Guerras Fiscais”. Isso será especialmente negativo para a nossa região, que sempre usou esse recurso [de benefícios fiscais] para trazer grandes “players”, grandes negócios para se instalarem aqui.

E em relação à taxação de transações eletrônicas, que alguns bancos digitais oferecem gratuitamente hoje em dia?

Governo quer tributar as circulações eletrônicas, que cresceram 35% na pandemia. Mas a situação vai se normalizar depois da pandemia. Mas não vamos aceitar, vamos trabalhar para que isso não ganhe corpo dentro da Câmara.

Então o objetivo é de que não haja nenhum aumento de impostos?

A briga é exatamente para não deixar aumentar nem 1% de carga tributária para o cidadão ou para o empresário. Sou da base do Governo Federal e sou contra qualquer ideia de aumentar impostos. O Brasil já tem uma das cargas mais altas do mundo. E o Congresso está trabalhando para simplificar, não aumentar.

CONTINUE LENDO SOBRE 👉 ‘Temos que dar a César o que é de César’, diz Glaustin sobre Mendanha


Quer receber notícias da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.

É só seguir a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook