Governador Ronaldo Caiado na entrega de 24 leitos no Hospital Municipal de Porangatu, que passou a ser de Campanha para o enfrentamento à covid-19 | Foto: Divulgação/Governo de Goiás
Governador Ronaldo Caiado na entrega de 24 leitos no Hospital Municipal de Porangatu, que passou a ser de Campanha para o enfrentamento à covid-19 | Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Goiás permanece em 1º lugar no ranking de transparência do combate à covid-19 da Open Knowledge Brasil, posição que ocupa desde 21 de maio.

Ao lado de Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Rondônia, o Estado tem 100 pontos na avaliação da organização.

Essa nota, de acordo com os responsáveis pela análise dos dados, confere a Goiás uma classificação na categoria “ótimo” em relação à transparência das medidas tomadas durante a pandemia.

“A transparência sempre foi uma das marcas de nossa gestão. E a nota máxima mostra nosso comprometimento”, comemorou o governador Ronaldo Caiado nas redes sociais.

Confira Goiás no ranking de transparência:

Goiás no ranking de transparência do combate à covid-19 da Open Knowledge Brasil | Foto: Reprodução
Goiás no ranking de transparência do combate à covid-19 da Open Knowledge Brasil | Foto: Reprodução

Portal da Transparência

De acordo com a administração, o Portal da Transparência do Governo de Goiás e o CoronaTransp, geridos pela Controladoria-Geral do Estado, são responsáveis por esse resultado.

No CoronaTransp estão detalhadas as informações sobre aquisições de bens e serviços e sobre os casos da doença no Estado.

Nos painéis relativos às compras, estão disponíveis dados abertos sobre a quantidade de itens, empresa vencedora, valor e órgão que fez a aquisição, além de um campo de busca com detalhes do objeto, descrição do item, órgão e nome do credor.

É possível tabular e demonstrar os ganhadores das licitações e os valores investidos na aquisição dos produtos ou serviços.

Todos os dados são extraídos do sistema de compras governamentais, o ComprasNet.

Sobre o Índice da Open Knowledge Brasil (OKBR)

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos Estados brasileiros em seus portais oficiais.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).

Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

Caiado quer que cada segmento assuma responsabilidade na reabertura


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook