Governo deve retomar calendário mais longo para pagamento do IPVA

Governo anuncia mudança no calendário de pagamento do IPVA| Foto: Reprodução
Governo anuncia mudança no calendário de pagamento do IPVA| Foto: Reprodução

Após a antecipação do calendário e mudança no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) anunciadas pela ex-secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, o governador Marconi Perillo (PSDB), através do novo secretário da Pasta, Fernando Navarrete, e o presidente do Detran, Manoel Xavier, devem anunciar uma nova alteração na forma de quitar o débito.

A cobrança antecipada da tarifa gerou, para o Governo, inúmeras reclamações e desgaste. Diante disso, o Palácio estuda retomar o antigo calendário de cobrança. Já foi solicitado até mesmo uma nova avaliação técnica para definir a melhor estratégia para a arrecadação do imposto.

2017

publicidade

Em calendário anunciado anteriormente para 2017, vigoraria a mesma regra de 2016. Proprietários de carros com placas terminadas em 1 teriam que quitar a primeira parcela do tributo logo no dia 26. Já as placas com final 0 seriam as últimas a serem cobradas, em maio. Antes dessa mudança, o imposto era recolhido ao longo de todo o ano, de acordo com a placa do veículo.

LEIA MAIS: Governo de Goiás arrecada R$ 1,3 bilhão com o IPVA no ano de 2016

Segundo a Sefaz, o preço do IPVA vai ficar em média 3,9% mais barato, pois o valor venal reduziu e as alíquotas de cada tipo de veículo não sofreram alterações. Veículos com motor 1.0 ou motos até 125 cilindradas recebem 50% de desconto se estiverem regularizado e sem multa.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter