Lava Jato chega à casa de Lula e Polícia Federal leva ex-presidente para prestar esclarecimentos

Former Brazilian President (2003-2011) Luiz Inacio Lula da Silva gestures during a meeting with the Workers' Party (PT) members in Sao Paulo, Brazil on March 30, 2015 AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA (Photo credit should read NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)
Lula vai prestar esclarecimentos à PF (Foto: NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

A 24ª fase da Operação Lava Jato foi iniciada na manhã desta sexta-feira com a chegada da Polícia Federal (PF) à casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, além de outros pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A Operação começou em março de 2014 e investiga esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será conduzido para prestar esclarecimentos à PF.

Foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para prestar depoimento – na ação batizada de “Aletheia” (grego para “busca da verdade”). O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução.

Motivo

Segundo a PF, a ação aprofunda a investigação de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras por meio de falsos pagamentos feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao presidente Lula e pessoas associadas.

A suspeita é de que Lula tenha recebido dinheiro do esquema através de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora, além de pagamentos por supostas doações e palestras feitos por empresas investigadas na Lava Jato.

LEIA MAIS: Delcídio incendiário – JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

A Operação veio à tona depois que foi divulgada e delação premiada do senador Delcídio do Amaral, que, segundo grandes veículos de comunicação, implicaria Dilma e Lula nos esquemas investigados.

Comentários do Facebook