Ouça os áudios do grampo da Polícia Federal no celular de Lula

Celular de Lula era no nome de seu segurança (Foto: Reprodução)
Celular de Lula era no nome de seu segurança (Foto: Reprodução)

Foram divulgados na última quarta-feira (16) interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feitas pela Polícia Federal. As conversas gravadas incluem diálogo com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil.

O Folha Z teve acesso às gravações de conversas no celular de Lula e divulga no corpo dessa matéria os arquivos que implicam o ex-presidente.

LEIA MAIS: Em Goiânia, juízes federais se manifestam em apoio a Moro

publicidade

1 – Governador do Piauí tenta persuadir Lula a aceitar o convite de Dilma para cargo de ministro.

2 – Lula pressiona diretor do Instituto para providenciar acesso a certo indivíduo hospitalizado.

3 – Lula pergunta se Vagner Moraes “poderia chamar algumas pessoas”

4 – Lula diz que está lutando como um leão pra não morrer como um gatinho.

5 – Lula diz que precisa da ajuda de Vagner para uma decisão muito importante.

6 – Lula diz que avisou aos senadores que ele é a única pessoa que poderia “incendiar” esse país, mas que “prefere” não fazer.

7 – Lula pergunta se Sigmaringa ainda tem contato com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

9 – Lula comenta com Sigmaringa que o procurador-geral da República recusou quatro pedidos de investigação do Aécio Neves, porém, que aceitou o único pedido de investigação relacionado ao próprio Lula.

10 – Lula informa Rui Falcão que está aguardando “a operação de busca e apreensão” na casa dele e de seus filhos, bem como de Paulo Okamoto.

11 – Lula diz que o “baianinho está indo embora”, referindo-se ao fato de que Jaques Wagner está no Rio, porém vai viajar naquele dia para Salvador.

12 – Lula diz para Roberto Teixeira que não tem como encontrar-se com Jaques Wagner pessoalmente.

13 – Lula pergunta novamente para Roberto Teixeira se Cristiano já conversou com Jaques Wagner.

14 – “Roberto Carlos” conversa com Lula e insiste que a solução para os problemas seria um ministério.

15 – Lula informa Nelson Barbosa que vai conversar sobre alguns assuntos justamente porque a Polícia Federal está monitorando seu telefone.

16 – Lula comenta com sua filha, Lurian, que terá reunião com um ministro.

17 – Lula informa Lindberg que o deputado Federal Wadih Damous teve acesso à história do “promotor de Rondônia” – possivelmente referindo-se ao procurador da República Dougles Kirchner.

18 – Lula diz a Lindberg: “Sabe o que acontece? O problema é que nós temos que fazer nos “respeitar”! Um delegado não pode desrespeitar um político, um senador ou um deputado! Sabe? Não tem sentido! Um cara do Ministério Público tem que respeitar! Todo mundo quer autonomia…. Quem está precisando de autonomia nesse pais é a Dilma! ”.

19 – Lula pergunta se Jaques vai embora naquele dia, sendo informado que sim. Em seguida, Lula avisa que precisa conversar pessoalmente.

20 – Lula pede que Jaques se encontre pessoalmente com ele. E ele informa que não será possível. Lula ironiza dizendo: “Bicho, é o seguinte: se eu não tiver preso, eu vou! ”.

21 – Diálogo entre Lula, deputado federal Paulo Teixeira e ministro Jaques Wagner.

22 – Jaques diz a Lula que hoje “ela” já tinha marcado uma reunião com os senadores. Não querem desmarcar por causa do projeto da Petrobras.

23 – Lula diz a Jaques que acha melhor não ir para Brasília hoje por causa da saída do “rapaz” (José Eduardo Cardoso).

24 – Lula conversa com Gilberto Carvalho: “Tá. Deixa eu falar só uma coisa. Aquele nosso amigo, aquele meu interlocutor mais privilegiado não tá em Brasília, tá?”.

25 – Gilberto Carvalho pergunta a Lula se Dilma o convidou para assumir como ministro. Lula diz que sim. Gilberto insiste se isso não seria o ideal neste momento. Lula diz que ainda está pensando.

26 –  Lula conversa com o prefeito do Rio Eduardo Paes sobre a delação de Delcídio do Amaral. Paes fala sobre o sítio em Atibaia: “Agora, da próxima vez o senhor me para com essa vida de pobre, com essa tua alma de pobre comprando “esses barco de merda”, “sitiozinho vagabundo”, puta que me pariu! ”. Lula ri.

27 – Lula informa ao ministro da comunicação que há críticas ao novo ministro da justiça.

28 – Lula conta a Dilma como foram as buscas e apreensões em sua residência e de seus filhos, bem como o depoimento que o mesmo prestou: “Como é que pode um delegado da Polícia Federal dar uma declaração contra a mudança de Ministro?”.

29 – Lula comenta com seu irmão que no domingo terão “peões” em frente à sua casa e que se manifestantes contrários a ele por lá aparecerem vão “levar tanta porrada que eles nem sabem o que vai acontecer”: “Domingo, domingo eu vou ficar um pouco escondido, porque, porque vai ter um monte de peão na porta de casa pra bater nos coxinha. Se os coxinhas aparecer, vão levar tanta porrada que eles nem sabem o que vai acontecer”.

30 – Lula pergunta a Roberto Teixeira “que palhaçada que é essa que o Ministério Público de São Paulo me denunciou?”.

31- Lula fala a funcionário do seu instituto sobre as reuniões que terá no mesmo dia, incluindo com o ministro Nelson Barbosa.

32 – Lula pergunta a Jaques Wagner se Dilma vai estar em Brasília e sugere uma conversa no dia seguinte pela manhã, porque ele precisa apenas de 30 minutos de reunião com a presidente.

33 – Gilberto Carvalho diz que “ela” está esperando Lula em Brasília. Os dois elogiam o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

34 – Lula conversa com o deputado federal José Guimarães sobre o pedido feito a ele para aceitar um ministério.

Relembre

O juiz Sérgio Moro, responsável pela divulgação, afirmou que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-Presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”.

O advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, disse que a divulgação do áudio da conversa entre a presidente Dilma Rousseff com Lula é uma “arbitrariedade” e estimula uma “convulsão social”.