Pai do prefeito vai à Câmara após confusão entre secretária e vereadores

Parlamentares contaram ao Folha Z que foram impedidos de subir no palco do evento

Secretária barra vereadores em evento e pai do prefeito vai até a Câmara | Foto: Daniel Carvalho / Jornal Notícias de Goiás
Secretária barra vereadores em evento e pai do prefeito vai até a Câmara | Foto: Daniel Carvalho / Jornal Notícias de Goiás

Pai do prefeito de Aparecida de Goiânia, Léo Mendanha foi até a Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 22, para tentar apaziguar mais um atrito entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Mendanha se reuniu com os vereadores para falar sobre um desentendimento ocorrido em evento de sorteio de casas da prefeitura.

A solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Lazer José Barroso e contou com a presença de centenas de pessoas.

Vereadores contaram ao Folha Z, porém, que foram impedidos de subir no palco do evento.

Unifan Bolsas de até 70% – 300×250

À reportagem, o vereador Pastor João Santana (PRP) disse que foi barrado por uma funcionária da prefeitura.

Segundo ele, a secretária executiva de Habitação, Fernanda Abreu, disse que vereadores não poderiam participar da cerimônia.

O vereador relatou ter sido informado de que, por se tratar de um evento de cunho técnico-social, e não político, vereadores não teriam sido convidados.

De acordo com Santana, a secretária é filiada ao PCdoB.

No local, estava presente mais da metade dos parlamentares aparecidenses.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que os vereadores não foram convidados porque o evento seria breve e se trataria de um trabalho técnico.

Confira a resposta na íntegra abaixo.

Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia | Foto: Divulgação
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia | Foto: Divulgação

Câmara

Após o embate, os parlamentares decidiram retornar à Câmara Municipal e retomar a sessão ordinária marcada para o dia.

Como foram barrados, voltaram à Câmara e abriram os trabalhos.

O deputado federal eleito Professor Alcides também deixou o evento e foi à Câmara em solidariedade aos parlamentares aparecidenses.

Mendanha

Segundo fontes ouvidas pelo Folha Z, a visita de Léo Mendanha, presidente do MDB municipal e pai do prefeito da cidade, foi uma tentativa de acalmar os ânimos.

Ex-vereador, ex-deputado e ex-prefeito, Léo é tido como um dos maiores articuladores e conciliadores da política aparecidense.

E, ao que tudo indica, essa articulação será positiva para conciliar a relação entre Executivo e Legislativo municipais.

Nos últimos dias, atritos entre a Prefeitura de Aparecida e a Câmara foram relatados por este jornal.

Na sessão da última terça, 20, vereadores criticaram duramente a secretária de Educação e Cultura Valéria Pettersen e o secretário de Mobilidade e Defesa Social Luziano da Costa Vale.

Já na quarta, 21, os parlamentares derrubaram por unanimidade veto do Executivo ao Projeto de Lei Complementar Nº 076/18, que criava o plano de carreira e vencimentos do seu quadro de servidores efetivos.

Presidente municipal do PMDB, Leo Mendanha | Foto: Reprodução
Presidente municipal do MDB aparecidense, Léo Mendanha | Foto: Reprodução

Resposta da Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura reafirmou que o evento tinha caráter técnico.

Além disso, a assessoria ressaltou que “o objetivo era de realizar o sorteio o mais rápido possível, não tomando muito tempo dos futuros moradores”.

Confira a íntegra da nota:

“A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria executiva de Habitação informa que evento realizado na manhã desta quinta-feira, 22, foi organizado pela Caixa Econômica Federal por ser um trabalho técnico, o objetivo era de realizar o sorteio o mais rápido possível, não tomando muito tempo dos futuros moradores, pois todos tinham suas obrigações a cumprir de trabalho ou em casa.

Por isso não houveram convites para subir ao palco, mas todos os vereadores foram convidados para a ação técnica-social.

A secretaria ressalta que o evento político será realizado no momento da entrega oficial das chaves.

A expectativa é de que isso aconteça em meados de dezembro.”


Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.

Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do Folha Z direto do seu celular!

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.