Nova pesquisa Serpes/O Popular mostra diferença maior entre os prefeitáveis

Iris Rezende (PMDB) disputa segundo turno com Vanderlan Cardoso (PSB)/Foto: Valdemy Teixeira
Pesquisa Serpes: Iris Rezende mantém a liderança na nova rodada | Foto: Valdemy Teixeira

Nova rodada da pesquisa Serpes/O Popular divulgada neste domingo, 16, aponta que o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do PMDB, ampliou sua vantagem numérica sobre o candidato Vanderlan Cardoso, do PSB, em relação à rodada anterior da pesquisa. A diferença entre o peemedebista e o pessebista, que era de 3,2% de intenções de votos válidos, passou para 5,8 pontos percentuais.

Levantamento

Iris alcançou 52,9%. Já Vanderlan ficou com 47,1%. Comparando com a pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto e divulgada no O Popular, o peemedebista cresceu um pouquinho, enquanto que Vanderlan apresentou uma pequena queda.

vanderlan-cardoso
Vanderlan Cardoso segue na cola do peemedebista \ Foto: Marco Monteiro
publicidade

Empate técnico

Avaliando a margem de erro, que é de 4,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, Iris Rezende mantém a liderança com 42, 9%. Vanderlan Cardoso aparece com 38,3% das intenções. Antes, a diferença entre os candidatos era de 2,6%. Agora, é de 4,6 pontos percentuais. 11, 8% disseram que votarão nulo e 7% ainda não definiram em quem votar.

Espontânea | Sem apresentar nomes aos eleitores

O ex-prefeito de Goiânia, segundo o levantamento espontâneo, tem 41,8% da preferência do eleitor, contra 37,1% de Vanderlan Cardoso. 10,8% disseram que pretendem votar nulo e 10,3% ainda não definiram em quem votar.

Rejeição

Iris Rezende é o mais rejeitado. A pesquisa mostra que 30% dos entrevistados não votam de jeito nenhum no peemedebista. Na última pesquisa, realizada pelo Serpes, a rejeição dele era de 26,8%. Vanderlan Cardoso também aumentou a rejeição. O pessebista aparece agora com 28,3%. Antes, ele tinha 22%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de outubro, em Goiânia e ouviu 601 eleitores.  Devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº GO-06689/2016, no dia 9 de outubro de 2016. A empresa Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado LTDA foi contratada pela J. Câmara & Irmãos S.A./Jornal O Popular.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter