Professor Alcides lidera projeto que dá serviço jurídico e médico gratuito

Projeto da Unifan e Professor Alcides oferece serviço jurídico e médico | Foto: Divulgação
Projeto da Unifan e Professor Alcides oferece serviço jurídico e médico | Foto: Divulgação

O projeto Unifan na sua Cidade está percorrendo vários municípios da região norte de Goiás desde o dia 24 de fevereiro, quando a iniciativa chegou a Porangatu, distante 409 quilômetros da Capital, às margens da BR-153.

Uma grande estrutura de atendimentos foi instalada na avenida Dom Pedro, na Vila Barros. Logo nas primeiras horas da manhã um grande público já formava filas a espera do início dos atendimentos.

A abertura foi feita pelo diretor geral da Faculdade Alfredo Nasser, professor Alcides Ribeiro Filho, que em suas considerações disse que a ação social foi criada originalmente para atender a comunidade de Aparecida de Goiânia, mas que aos poucos a iniciativa passou a ser levada para alguns municípios da Grande Goiânia.

publicidade

“Recebemos diariamente incontáveis pedidos de prefeituras do interior solicitando que levemos o projeto para as suas regiões”, comenta o professor.

LEIA MAIS: Trabalho do Professor Alcides é reconhecido em premiação em Cuba

Projeto Unifan na sua Cidade oferece serviço jurídico e médico gratuito | Foto: Divulgação
Projeto Unifan na sua Cidade oferece serviço jurídico e médico gratuito | Foto: Divulgação

Histórico

Após cinco anos de excelentes resultados contabilizados, nos quais já foram atendidas milhares de pessoas de Aparecida de Goiânia e da Grande Goiânia, hoje o projeto Unifan na sua Comunidade ganhou uma versão mais abrangente. A ação social é levada para todo o estado de Goiás através do Unifan na sua Cidade.

O diretor da Faculdade explica que os atendimentos nas áreas da saúde e assistência jurídica são realizados voluntariamente por professores e alunos da Instituição, mas inúmeros outros tipos serviço também são oferecidos gratuitamente ao público graças ao apoio recebido de parceiros.

No lançamento do projeto na região norte do estado, cerca de cinco mil pessoas foram atendidas. Gente como o aposentado Bartolomeu do Carmo e Silva (72) que conseguiu um exame oftalmológico de graça depois de muitos anos de sofrimento e limitações. “Graças a Deus e a esse professor Alcides eu vou poder enxergar a vida com mais felicidade a partir de agora”, comentou. Já a dona de casa Terezinha dos Santos Batista (53) queria aferir sua pressão arterial porque sentia tonturas. “O pessoal da Faculdade viu que a minha pressão estava meio alta e me orientou a mudar o hábito alimentar e praticar exercícios”, disse a dona Terezinha.

O evento em Porangatu, além de registrar uma expressiva presença popular, contou ainda com a participação de lideranças políticas como o prefeito Pedro Fernandes, deputado estadual Júlio da Retífica (PSDB), presidente da Câmara Walthan Glória, vereadores porangatuenses, de Campinorte, Montividiu e São Miguel do Araguaia.

Professor Alcides disse que o sucesso observado na realização da ação social em Porangatu se devia ao empenho da Prefeitura, Câmara e lideranças políticas da região que não mediram esforços de “participar da empreitada”.

O prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes, agradeceu o Professor Alcides por ter levado o projeto até a sua cidade e disse que espera realizar outras edições do Unifan na sua Cidade no município.

Já o presidente da Câmara, vereador Walthan Glória(PHS), parabenizou o diretor da Faculdade Alfredo Nasser afirmando ainda que “o projeto vem de encontro as necessidades dos moradores de nossa cidade, uma vez que o Poder Público sozinho não consegue atender todas as demandas”, destacou.

Ex-prefeito de Porangatu por dois mandados e atualmente Deputado Estadual pelo PSDB, Júlio da Retífica também não poupou elogios ao projeto da Faculdade e a iniciativa do Professor Alcides em levar a ação social para o norte goiano. “É um privilégio e uma honra estar participando desse evento. Obrigado e parabéns por esse magnífico trabalho que está sendo levando para todas as regiões de Goiás e hoje, em especial, para os porangatuenses”, ressaltou o parlamentar.

No domingo (25) foi a vez dos moradores do município de Campinorte receberem o projeto Unifan na sua Cidade. Como já é tradição nas 32 edições do projeto realizadas, a grande presença do público foi um espetáculo à parte. Além da população, lideranças comunitárias e políticas locais e de cidades vizinhas também marcaram presença. “A demanda pelos serviço prestado foi tamanha que tivemos que continuar os atendimentos na segunda-feira”, explica o Professor Alcides.

Ainda nesta semana o projeto Unifan na sua Cidade será levado para os municípios de Montividiu do Norte, Campos Verdes e Santa Terezinha de Goiás, fechando a primeira parte da programação na região norte. No próximo sábado (3), será a vez do bairro Independência Mansões, em Aparecida de Goiás, receber a ação social.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter