Projeto das emendas impositivas é apresentado pelo vereador André Nascimento na Câmara de Aparecida | Foto: Divulgação
Projeto das emendas impositivas é apresentado pelo vereador André Nascimento na Câmara de Aparecida | Foto: Divulgação

Conforme antecipado pela Folha Z  no início do mês, foi apresentado na Câmara de Aparecida projeto para criar o chamado orçamento impositivo para o Legislativo Municipal.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) Nº 012/19 é encabeçado pelo vereador André Fortaleza, idealizador da proposta.

Assinado de maneira coletiva pelos parlamentares, o projeto atendeu à exigência do Regimento Interno da Casa, que exige um mínimo de 1/3 de adesão para apresentação de emendas à lei orgânica.

Pelo mesmo motivo, a matéria precisará de 2/3 de votos dos vereadores, em 2 turnos, para ser aprovada.

Emendas impositivas

Segundo André, as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas até o limite de 1,2% da receita corrente líquida, sendo que 20% das verbas serão destinados a ações e serviços de saúde em Aparecida.

O projeto estabelece igualmente prazos no caso de impedimento de ordem técnica ou legal quanto ao empenho de despesas pela prefeitura.

Em um dos casos, o prefeito terá 120 dias de prazo, após a publicação da lei orçamentária, para justificar ao Poder Legislativo o não atendimento da emenda.

Para o parlamentar, propor um projeto de lei que crie o orçamento impositivo é uma forma de dar maior representatividade ao legislativo, e não uma “afronta” ao Poder executivo.

De acordo com André, o mecanismo tornará obrigatória a execução das emendas orçamentárias propostas pelos vereadores, trazendo “inúmeros benefícios para Aparecida”.

No Congresso

Desde 2014, o Congresso Nacional incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias da União dispositivos que tornam a lei de orçamento impositiva, sendo o chefe do Executivo obrigado a cumprir o que foi aprovado, sob pena de cometimento de crime de responsabilidade.

Essas são as 3 maiores apostas do MDB Jovem para 2020


Quer receber notícias da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.

É só seguir a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook