Record Goiás divulga pesquisa e resultado surpreende. Deputado desbanca Iris Rezende

A pesquisa estimulada mostrou uma possível derrota de Iris caso ocorra uma disputa no segundo turno com o deputado Waldir Soares / Fotomontagem: divulgação
A pesquisa estimulada mostrou uma possível derrota de Iris caso ocorra uma disputa no segundo turno com o deputado Waldir Soares / Fotomontagem: divulgação

A TV Record Goiás divulgou na noite desta terça-feira, 31,  a primeira rodada da pesquisa para prefeito de Goiânia. O resultado surpreendeu muitos políticos, principalmente membros do PMDB. O motivo? Iris Rezende está tecnicamente empatado como o deputado federal Waldir Soares, do PR, no levantamento estimulado com a presença de todos os pré-candidatos. Ambos alcançaram 27,4%.

Derrota de Iris

A pesquisa estimulada mostrou uma possível derrota de Iris caso ocorra uma disputa no segundo turno com o deputado Waldir Soares. O peemedebista obteve 39,4%, enquanto o republicano ultrapassou os 43%.

publicidade

Dos pretensos candidatos que têm vínculo com o Governo de Goiás, o ex-deputado federal Luiz Bittencourt (PTB) é o que melhor aparece na pesquisa. Giuseppe Vecci (PSDB) e Francisco Júnior (PSD) não obtiveram nem 2%.

Após a divulgação dos números, o Folha Z entrou em contato com o deputado federal Waldir Soares. O republicano afirmou que ficou muito feliz, mas que mantém os pés no chão. “O resultado do levantamento é fruto de trabalho árduo. Estou muito mais motivado com esses números. Humildade sempre. Tenho gastado muita sola de sapato percorrendo os bairros de Goiânia, ouvindo a população”, frisou Waldir. O deputado destacou que está se preparando para ser prefeito e que pretende reinventar Goiânia.

Waldir Soares foi o deputado federal mais bem votado do estado. Popular nas redes socais, foi eleito com 274.625 votos pelo PSDB. Deixou o a sigla por falta de espaço.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise do Consumidor. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os dados da rejeição e da espontânea serão divulgados amanhã no GO no AR que começa às 7h25. Os dados da rejeição e da espontânea serão divulgados amanhã, 1, pela TV Record Goiás, no programa GO no AR que começa às 7h25.

 

Veja os números da pesquisa:

ESTIMULADA – Todos os candidatos

 

Iris Rezende (PMDB) e Waldir Soares (PR) 27,4%
Vanderlan Cardoso (PSB) 12,5%
Adriana Accorsi (PT) 9,4%
Luis Bittencourt (PTB) 1,7%
Giuseppe Vecci (PSDB) 1,4%
Francisco Júnior (PSD) 1,4%
Alexandre Magalhães (PSDC) 0,3%
Djalma Araújo (SD) 0,8%
Flávio Sofiati (PSOL) 0,2%
Não sabe/não responderam 8,3%
Nenhum 9,4%
ESTIMULADA – Sem Flávio Júnior e Djalma Araújo

 

Iris Rezende (PMDB) 27,8%
Waldir Soares (PR) 27,5%
Vanderlan Cardoso (PSB) 13,1%
Adriana Accorsi (PT) 9,7%
Luis Bittencourt (PTB) 1,8%
Giuseppe Vecci (PSDB) 1,4%
Flávio Sofiati (PSOL) 0,3%
Não sabe/Não responderam 8,3%
Nenhum 10,0%
ESTIMULADA – Sem Iris Rezende, Djalma Araújo e Francisco Júnior

 

Waldir Soares (PR) 37,4%
Vanderlan Cardoso (PSB) 19,4%
Adriana Accorsi (PT) 13,5%
Luis Bittencourt (PTB) 3,5%
Giuseppe Vecci (PSDB) 2,2%
Flávio Sofiati (PSOL) 0,6%
Nào sabe/ Não respondeu 10,6%
Nenhum 12,8%
SEGUNDO TURNO – Iris Rezende versus Waldir Soares

 

Iris Rezende 39,4%
Waldir Soares 43,5%
Não Sabe/Não respondeu 7,7%
Nenhum 9,4%
SEGUNDO TURNO – Iris Rezende versus Vanderlan Cardoso

 

Iris Rezende 46,3%
Vanderlan Cardoso 32,5%
Não sabe/Não respondeu 8,3%
Nenhum 12,9%
SEGUNDO TURNO – Vanderlan Cardoso versus Waldir Soares

 

Waldir Soares 51,2%
Vanderlan Cardoso 30,0%
Não sabe/ Não respondeu 8,2%
Nenhum 10,6%
SEGUNDO TURNO – Iris Rezende versus Giuseppe Vecci

 

Iris Rezende 61,1%
Giuseppe Vecci 12,0%
Não sabe/Não respondeu 9,4%
Nenhum 17,5%

Dados técnico sobre a sondagem

O levantamento está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº GO-01495/2016. Tal amostra é representativa do mapa eleitoral de Goiânia e atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4% nos resultados gerais.

Para a realização desta pesquisa foi entrevistados 650 eleitores. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª Região sob o nº 3122/16. A empresa também é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).