Ronaldo e Gustavo não morrem de amores um pelo outro, mas honram a liturgia

Pequena praça no Jardim Maria Inês provocou o primeiro encontro político-administrativo entre governador e prefeito em 2019

Aparecida pede bis para Caiado e Gustavo

O que seria um evento protocolar nas agendas de governador e prefeito transformou Aparecida de Goiânia na principal vitrine política de Goiás na noite desta segunda-feira, 9.

A inauguração de uma praça, denominada Elísio Gonçalves Guimarães, selou o primeiro encontro político-administrativo entre Ronaldo Caiado (DEM) e Gustavo Mendanha (MDB) em 2019.

Como testemunhas 10 deputados (dois federais e oito estaduais), além de secretários e convidados. Comitiva de peso para um singelo benefício proporcionado por emenda parlamentar do então senador Caiado para o Jardim Maria Inês.

Mas a simbologia costuma ditar as regras no mundo político. Ronaldo e Gustavo não morrem de amores um pelo outro, ferida aberta na campanha do ano passado.

Fato: Mendanha se empenhou pelo candidato do seu partido – Daniel Vilela – e Caiado levou no 1º turno. Desde então prevaleceu a distância regulamentar, o olhar desconfiado de dois protagonistas no cenário político.

Governador de Goiás Ronaldo Caido (DEM) | Foto: Folha Z
Governador de Goiás Ronaldo Caido (DEM) | Foto: Folha Z

O tamanho geográfico e a importância econômica de Aparecida de Goiânia jogam por terra qualquer tipo desavença. Hoje é o município que mais se desenvolve no estado, em vários momentos rivalizando com a capital.

Governador e prefeito honraram a liturgia de seus cargos e deram uma aula de comportamento no palanque. “O governo está aberto a novas parcerias em prol de Aparecida”, disse Caiado, agradecendo a “nobre atitude” do prefeito em convidá-lo para a inauguração.

Gustavo Mendanha também estendeu tapete vermelho para o governador em “tudo aquilo que for benéfico para a população de Aparecida”. Aplausos de lado a lado e a certeza de que a relação administrativa pode melhorar.

Inauguração de uma praça, denominada Elísio Gonçalves Guimarães, selou o primeiro encontro político-administrativo entre Ronaldo Caiado (DEM) e Gustavo Mendanha (MDB) em 2019 | Foto: Folha Z
Inauguração de uma praça, denominada Elísio Gonçalves Guimarães, selou o primeiro encontro político-administrativo entre Ronaldo Caiado (DEM) e Gustavo Mendanha (MDB) em 2019 | Foto: Folha Z

Pé do ouvido

Isso em nada impediu as conversas ao pé do ouvido. O hipotético lançamento de uma candidatura da base do governo para confrontar o projeto de reeleição do prefeito. Os deputados federais Professor Alcides (PP) e Glaustin da Fokus (PSC), presentes no evento, são os nomes mais comentados.

Especulação é o que se respira em 2019. Eleição municipal, pra valer, somente após o término do primeiro semestre de 2020 com a realização das convenções partidárias.

Até lá, os moradores de Aparecida de Goiânia ficariam satisfeitos com mais uma série de eventos repetindo o padrão Jardim Maria Inês: retorno prático dos impostos e boa convivência pública.

Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha acumulam maturidade e disposição para dar sequência aos embalos de segunda à noite.

Caiado explica por que ainda não anunciou seu representante


Acompanhe o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook