Sefaz anuncia redução média de 5% no IPVA 2016

Anúncio do calendário aconteceu na manhã desta terça-feira
Anúncio do calendário aconteceu na manhã desta terça-feira

O IPVA dos veículos usados em Goiás terá redução média de 5% em 2016, conforme tabela elaborada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) e divulgada nesta terça-feira (29) pela Secretaria da Fazenda.

O cálculo do imposto é baseado no valor venal dos veículos. O carro novo adquirido em Goiás não paga IPVA no ano da compra. A instrução normativa com os novos valores será publicada no Diário Oficial do Estado até a próxima quinta-feira, dia 31.

De acordo com o coordenador do IPVA, Nivaldo Borges Damasceno, a frota goiana gira em torno de 3 milhões e 600 mil veículos. Desse total, recolhe-se IPVA de 1 milhão e 600 mil. A pasta espera arrecadar, no próximo ano, R$1,1bilhão. A inadimplência estimada do imposto é de 12% a 15%. E de imposto atrasado, a Fazenda calcula receber R$ 150 milhões.

Continua vigorando para 2016, o desconto de 50% para carros populares (1.0) e motocicletas (125 cc), desde que o veículo não tenha sido multado nos últimos 12 meses e que seu proprietário esteja em dia com o imposto.

Comentários do Facebook