Veja quem são os possíveis prefeitos de Goiânia em 2017. PSD e PR definem seus candidatos

Pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2016 (Foto: Montagem)
Pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2016 (Foto: Montagem)

Os votos ainda não serão computados por mais sete meses, mas o clima eleitoral já é intenso em Goiânia. As mais recentes novidades são a apresentação de dois pré-candidatos definidos: Francisco Júnior pelo PSD e Delegado Waldir pelo PR.

Francisco foi anunciado na manhã desta quinta-feira (3) em votação na sede do diretório estadual da sigla, em Goiânia. O secretário estadual Vilmar Rocha reiterou que a decisão é oficial e antecipa a convenção de junho do partido.

Votaram oito membros da executiva metropolitana do PSD e o placar final foi de 8 a 1 a favor de Francisco. Houve, no entanto, uma abstenção, atribuída a Virmondes Cruvinel, que também concorria à vaga e não deve ter ficado satisfeito com o resultado.

Já pelo Partido Republicano (PR), o deputado federal Delegado Waldir anunciou na manhã dessa quinta (3) a filiação, que será oficializada em solenidade na Assembleia Legislativa de Goiás, às 15h da próxima sexta-feira (4).

Cenário

Dessa maneira, a disputa eleitoral para Prefeitura de Goiânia nesse ano já tem pelo menos seis nomes confirmados: Alexandre Magalhães (PSDC), Delegado Waldir (PR), Francisco Jr. (PSD), Giuseppe Vecci (PSDB), Luiz Bittencourt (PTB) e Vanderlan Cardoso (PSB).

LEIA MAIS: Para tucanos, Daniel Vilela usa o ódio para retornar ao poder

Ainda sem definição de pré-candidatos, outros partidos prometeram candidatura própria no pleito: o PT pode ser representado por Adriana Accorsi ou Luis Cesar Bueno, ambos deputados estaduais; o PMDB deve ter mais uma vez Iris Rezende como candidato; e tudo indica que PC do B e Psol lancem seus próprios nomes também.

Calendário

Com as novas regras eleitorais adotadas no ano passado, os candidatos têm até 2 de abril para estarem filiados a um partido. O dia 15 de agosto será a data limite para que partidos e coligações registem candidatos e, a partir de 16 de agosto, estará autorizada a propaganda eleitoral e a campanha, de fato, começará.

Segue a lista dos possíveis prefeitos de Goiânia:

Adriana Accorsi ou Luis Cesar Bueno, deputados estaduais – PT

Alexandre Magalhães, presidente estadual do partido – PSDC

Delegado Waldir, deputado federal – PR

Francisco Jr., deputado estadual – PSD

Giuseppe Vecci, deputado federal – PSDB

Iris Rezende, ex-prefeito – PMDB

Luiz Bittencourt, ex-deputado federal – PTB

Vanderlan Cardoso, presidente estadual do partido – PSB

PC do B e PSOL

Comentários do Facebook