Um estudo publicado pelo Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Sassari, na Itália, apontou que a melatonina – hormônio do sono – pode ajudar a perder peso: ou seja, emagrecer dormindo.

Médica nutróloga Lucinete Duarte | Foto: Arquivo Pessoal
Médica nutróloga Lucinete Duarte | Foto: Arquivo Pessoal

Isso porque o sono reparador só acontece quando a glândula pineal, localizada no cérebro, produz de forma satisfatória o famoso hormônio do sono.

E, de acordo com a médica nutróloga Lucinete Duarte, este hormônio, liberado à noite, no escuro, é responsável pelo ciclo “dormir-acordar”.

“Conhecido como relógio biológico, ele modula o sono, sendo responsável pelo sono reparador, que restaura o metabolismo cerebral e corporal”, explicou.

Segundo a médica, a melatonina também é um potente antioxidante, prevenindo o câncer e combatendo o envelhecimento, ativando substancias anti-inflamatórias e aumentando a vigilância do sistema imune.

Entre as descobertas mais recentes sobre a melatonina, os pesquisadores da universidade de Sassari descobriram que a melatonina inibe as células precursoras de gordura do corpo humano.

“É um tipo de célula tronco presente no tecido gorduroso”, apontou a médica.

Estudo aponta ligação entre melatonina e o emagrecimento
Estudo aponta ligação entre melatonina e o emagrecimento

Contraindicações

Em 2016, a distribuidora de insumos farmacêuticos Active Pharmacêutica ganhou o direito de comercializar a melatonina em farmácias de manipulação em todo o país, mediante receita médica.

Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que “os riscos associados à utilização da melatonina que não podem ser ignorados”.

Além disso, de acordo o site de checagem do médico Drauzio Varella, as pesquisas não são conclusivas.

Hormônio do sono pode te ajudar a emagrecer, apontam estudos
Hormônio do sono pode te ajudar a emagrecer, apontam estudos

Os especialistas apontam que existem evidências pré-clínicas (ou seja, em animais e cultura de células) de que a melatonina pode contribuir para o controle do peso em certas situações.

“Porém, ainda não existem estudos clínicos que sustentem a suplementação com melatonina como terapia eficiente para o emagrecimento em seres humanos”, indicou o portal.

Descubra por que você NUNCA deve dormir com o cabelo molhado


Quer saber mais sobre saúde?

Acompanhe o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook