Definidos grupos da divisão de acesso do Goianão

Os dez times ficaram divididos em dois grupos
Os dez times ficaram divididos em dois grupos

Em reunião realizada na manhã de segunda-feira, 1, a Federação Goiana de Futebol (FGF), juntamente com representantes dos clubes, definiu os detalhes do Campeonato Goiano 2015 da Segunda Divisão que começa no dia 21 de fevereiro e finaliza no dia 2 de maio com jogos às terças e sábados. De acordo com o presidente André Pitta, em virtude do Estatuto do Torcedor não houve mudanças e a competição segue o mesmo formato deste ano. “Houve somente uma alteração nos grupos que foram readequados em virtude do acesso e do rebaixamento de 2014. E o regulamento segue o mesmo padrão com sete atletas com idade limitada em 22 anos e a mesma forma de disputa”, afirma.

Os dez times ficaram divididos em dois grupos. O grupo A é composto por América, Anápolis, Itaberaí, Novo Horizonte e Vila Nova enquanto no grupo B ficaram Quirinópolis, Rio Verde, Goiânia, Iporá e Santa Helena. Para a definição dos grupos foi utilizado o critério de regionalização, mantido por oito votos na reunião. Segundo o presidente André Pitta, a regionalização visa o lado financeiro e também a questão técnica.

“Colocar uma equipe para jogar no meio da semana saindo de Ipameri para fazer um jogo em Quirinópolis e no final de semana ele já vem à Goiânia acaba sobrecarregando tecnicamente as equipes com viagens longas, porque são distâncias consideráveis. Por isso nós entendemos que, além de atender as questões financeiras em termos das despesas de viagens, a regionalização diminui o desgaste físico dos atletas, fator que acaba prejudicando a condição técnica”, afirma André Pitta.

O presidente reforçou que a FGF se preocupou em antecipar as definições da divisão de acesso do Goianão para que todos os clubes tenham tempo para planejar suas equipes. Até a sexta-feira, 5, a FGF vai divulgar a tabela e o regulamento da competição.

Informações Gerais:

– Cada Clube terá 18 jogadores por jogo, dos quais sete devem ser nascidos a partir de 1/1/1993;

– Jogos em Turno e Returno em dez rodadas, com oito jogos para cada clube;

– Dois melhores clubes de cada grupo se classificam para a Fase Final;

– Último colocado de cada grupo será rebaixado à Terceira Divisão em 2016;

– Fase Final será quadrangular entre os clubes classificados da Primeira Fase;

– Pontuação é zerada para o início da Fase Final;

– Jogos são realizados em Turno e Returno, com seis rodadas;

– Dois clubes melhores colocados sobem para a Primeira Divisão em 2016.

Comentários do Facebook