‘Dá honra poder anunciar em alto e bom tom que sou filho de Aparecida’

Aparecida de Goiânia completará 96 anos no dia 11 de maio de 2018 | Foto: Divulgação
Aparecida de Goiânia completará 96 anos no dia 11 de maio de 2018 | Foto: Divulgação

Desde que me instalei no município de Aparecida de Goiânia, no final da década de 1960, passei a acompanhar e, sobretudo, viver intensamente cada momento dessa maravilhosa cidade.

Hoje, me sinto como um verdadeiro filho adotivo dessa cidade. A minha chegada à família aparecidense foi para consolidar o início de um laço eternizado.

Acho que a palavra que mais tem a ver com adoção é a devoção e por isso sempre dediquei minha vida a essa causa.

publicidade

Eu acredito em destino e que muitas coisas estão além de nosso poder de decisão. Acredito que, da mesma forma que eu fui escolhido por cada cidadão aparecidense para ser adotado, penso que vocês também foram adotados por mim.

Agradeço a Deus, não só pela chance de fazer parte do dia-a-dia dessa encantadora cidade, mas também pela oportunidade em agradecer por vocês terem mudado a minha vida.

Aparecida de Goiânia me oportunizou a crescer e amadurecer para a vida. Aqui estudei e passei a acompanhar de perto as mais diferentes realidades vividas pela população.

Ao me formar em Pedagogia, apostei na educação, para desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania, pois entendo que o educador como ser político, emotivo, pensante não pode ter atitudes neutras, deve sempre mostrar o que pensa, apontando diferentes caminhos sem conclusões, para que o educando procure o qual acredita, com suas explicações, se responsabilizando pelas consequências e construindo assim sua formação.

Ao perceber que a cidade me oferecia um amplo campo de atuação e, ao mesmo tempo, parecia ansiar por mais profissionais que enxergassem suas reais demandas e oportunidades, me formei também em economia e administração de empresas.

LEIA MAIS: Como Professor Alcides se tornou um dos maiores empresários da educação em Goiás

Fundei aqui uma pequena escola, o Educandário Alfredo Nasser, que hoje se transformou no Colégio de Aplicação e Faculdade Alfredo Nasser.

O Bazar Professor Alcides foi outro empreendimento que criamos para, também, reverter divisas para o município e atender à população mais carente.

Diretor geral da Unifan, Professor Alcides, com as comendas recebidas no Panamá | Foto: Valdemy Teixeira
Diretor geral da Unifan, Professor Alcides recebe premiação no Panamá | Foto: Valdemy Teixeira

Sinto-me muito honrado de poder anunciar em alto e bom tom que sou filho desta cidade que tão carinhosamente me acolheu e garantiu muitas oportunidades a mim e a minha família.

Mas Aparecida me exigia mais. Atendendo ao clamor popular, fui vereador por dois mandatos, na década de 80, sendo que uma das votações foi considerada uma das maiores, já registradas no município.

Aparecida de Goiânia proporcionou-me não apenas a formação acadêmica e uma carreira profissional, mas também a oportunidade de conhecer tantas famílias e amigos, que são como verdadeiros irmãos e irmãs.

Gente trabalhadora, sonhadora, guerreira, humilde e hospitaleira. Aprendi com essas pessoas o jeito aparecidense de ser.

Sinto-me realizado por tudo que já aconteceu em minha vida, por tudo que os aparecidenses já me proporcionaram, mas não satisfeito.

O que essa cidade já me ofereceu merece retribuição. Para isso, muitos são os desafios, e é preciso ter o olhar voltado para o futuro.

Aparecida

Essa é a nossa meta e o nosso principal propósito: sempre trabalhar por Aparecida de Goiânia e pelos aparecidenses.

Meus pais sempre me ensinaram que nenhum dever é mais importante do que a gratidão, por isso sou eternamente grato a essa cidade que tão bem me acolheu.

Honra, orgulho e satisfação são sentimentos que me vestem nesse momento de felicitar Aparecida de Goiânia por seus 96 anos de história. Cidade que é motivo de orgulho de todos os aparecidenses e goianos.

Parabéns, Aparecida, cidade encantadora de um povo acolhedor!

ALCIDES RIBEIRO FILHO
Empresário, professor e diretor da Faculdade Alfredo Nasser

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter