Asfalto cedeu após instalação de cano da BRK na Rua José Epaminondas Costa, na Vila Maria, em Aparecida | Foto: Hélio Martins
Asfalto cedeu após instalação de cano da BRK na Rua José Epaminondas Costa, na Vila Maria, em Aparecida | Foto:

Representantes da BRK Ambiental, empresa responsável pelo saneamento de Aparecida de Goiânia, prestaram contas aos vereadores durante sessão desta terça-feira, 4.

Eles foram convocados pela mesa diretora da Câmara Municipal.

Vários vereadores aproveitaram suas falas para denunciarem dificuldades enfrentadas por moradores devido às consequências de obras realizadas pela BRK.

Presidente da Associação de Moradores da Vila Maria, Hélio Martins | Foto: Folha Z
Presidente da Associação de Moradores da Vila Maria, Hélio Martins | Foto: Folha Z

Presidente da Associação de Moradores da Vila Maria, Hélio Martins, também levou a reclamação de vários aparecidenses à sessão.

“A nossa preocupação é com os reparos após as obras de saneamento. Na Rua José Epaminondas Costa, por exemplo, um buraco enorme cedeu após reparos mal feitos”, denunciou.

Vereadores

“Diariamente somos procurados pela população e não temos algum tipo de referência para passar. Eles nos cobram e temos que dar satisfações”, afirmou o presidente em exercício da sessão, vereador Fábio Ideal (PSC).

Na sequência, o vereador Arnaldo leite (MDB) citou três pontos principais em sua fala:

  • A falta de rede de esgotos em algumas residências, como no Mansões Paraíso;
  • O reparo dos cortes do pavimento e calçadas, após realização de obras pela empresa;
  • A espessura dos canos utilizados nas redes.
Moradores reclamam de serviços deixados por empresa de saneamento | Foto: Folha Z
Rua 1, no Jardim Bonança, está em obras | Foto: Folha Z

“Nossa preocupação sobre o tipo de cano utilizado é que ele não suporte a demanda quando a rede de esgoto estiver completa”, disse o vereador.

Ele ainda apontou o “grande número de buracos devido à falta de reparos, já que é responsabilidade da empresa arrumar aquilo que causou após a instalação da rede de saneamento”.

Nesse sentido, os vereadores Ataídes Neguinho (PSDB) e Edinho (PSDC) reclamaram da demora nos reparos.

Câmara cobra esclarecimentos de empresa de saneamento de Aparecida | Foto: Divulgação / Câmara
Câmara cobra esclarecimentos de empresa de saneamento de Aparecida | Foto: Divulgação / Câmara

“Segundo foi me informado pela Secretaria de Infraestrutura, a BRK devia fazer os reparos nas calçadas e pavimentos em 5 a 10 dias, mas tem lugares que já se passaram mais de 60. É um desrespeito com o cidadão da nossa cidade”, denunciou Ataídes.

Sobre prazos, William Panda (PCdoB) lembrou que foi aprovado um requerimento de sua autoria que exige das empresas que realizem serviço de saneamento leve, no máximo, 15 dias para recuperar os danos decorrentes de seus trabalhos.

BRK

No seu momento de fala, o diretor de Engenharia da BRK Ambiental, Rodrigo Lacerda, afirmou que a empresa investiu mais de R$ 98 milhões em Aparecida de Goiânia em 2018.

Ele ainda apontou que, até o final do contrato, ainda serão alocados cerca de R$ 370 milhões, com o objetivo de concluir a universalização do saneamento na cidade.

O diretor também respondeu às demandas dos vereadores.

Diretor de Engenharia da BRK Ambiental, Rodrigo Lacerda, ao fundo | Foto: Divulgação / Câmara
Diretor de Engenharia da BRK Ambiental, Rodrigo Lacerda, ao fundo | Foto: Divulgação / Câmara

“Sobre o diâmetro dos canos, é uma condição técnica, praticada pela própria Saneago, e asseguro que são devidamente dimensionados para suportar a demanda”, garantiu o diretor.

Já em relação aos transtornos acarretados por conta das obras, Rodrigo explicou que a preferência é por fazê-las nas calçadas, diminuindo os prejuízos.

“Por contrato, a preferência é por realizar as intervenções nas calçadas mas, invariavelmente, por diversos obstáculos, é necessário que sejam feitas no asfalto. Entretanto, nos próximos meses serão disponibilizadas mais equipes para tratarem exclusivamente dos reparos”, ressaltou.

Por fim, o vereador Isaac Martins (PR) sugeriu a formação de uma comissão, composta por parlamentares e representantes da empresa, com intuito de acompanhar, junto ao Governo do Estado e à Saneago, as questões relativas ao saneamento.

LEIA MAIS: Mendanha faz apelo a funcionários após pagamento


Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?

Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade.

Mande uma mensagem para o Whatsapp do Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais do Folha Z direto do seu celular!

É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.

Comentários do Facebook